ABERTO PARA REFORMA
Publicação online sobre a reestréia de uma das maiores salas de cinema de São Paulo: o Cine Art Palácio, novembro de 2013. Criamos para a ação três interações com o público: o mural “Aqui Eu Imagino”, o “Mapa das Visitações” e o “Livro de Memórias do Futuro”. No mural “Eu Aqui Imagino”, as pessoas são convidadas a deixar no local o imaginário coletivo exposto para os outros visitantes.
O “Mapa das Visitações” é um georreferenciamento do público e o “Livro de Memórias do Futuro” é um livro-arte escrito com depoimentos de quem passou por ali e entregue a Secretaria Municipal de Cultura. O trabalho foi registrado no Estudo Livre #1 disponível para baixar o pdf “Cine Art Palácio: aberto para reformas”, 2013, CC by SA
MAPA DE PÚBLICO
Publicação online da experiência que misturou conceitos de intervenção em arte, tecnologia e mapeamento para trabalhar as questões os dados abertos, da construção coletiva, da multidão e da liberdade nos dias de hoje. A intervenção aconteceu na Virada Cultural da cidade de São Paulo em 2014. Uma vivência única que compartilhada a partir do Estudo Livre #2 Mapa de Público.
INSPIRADOR 1.0 E 1.2
Guia de sustentabilidade em gestão cultural, o Inspirador 1.2 continua mapeando iniciativas que servem como modelos para práticas criativas, inclusivas e sustentáveis.
Guia de sustentabilidade em gestão cultural, o Inspirador 1.2 continua mapeando iniciativas que servem como modelos para práticas criativas, inclusivas e sustentáveis.
Como os gestores culturais decidem por ações que irão impactar não só no sucesso do evento, mas no exemplo do comportamento que queremos ver no mundo? Como o trabalho dos gestores culturais influencia, no dia-a-dia da gestão cultural, as escolhas por ações mais sustentáveis?
A vontade de compartilhar boas práticas impulsionou a sistematização de ideias e deu origem à primeira publicação do Inspirador: dá para fazer produção cultural de outro jeito em 2015.
Após dois anos de existência, o Goethe-Institut sentiu a necessidade de levar as questões levantadas nesta primeira publicação para um âmbito internacional. Assim, o Inspirador ganha uma segunda versão, traduzida para o inglês e com novas iniciativas inspiradoras.
O Inspirador 1.2.: international guidelines for sustainable cultural managementmapeou estratégias e ferramentas do ecossistema da produção cultural. São 48 dicas sistematizadas para inspirar: de montar um cronograma justo com a equipe a uma experiência interativa de comunicação com o público. De deixar um bicicletário como legado no espaço a propor uma ação que ensina a pedalar.
Sem a pretensão de ser um apanhado conclusivo, o Inspirador 1.2 convida produtores, gestores, artistas e outros agentes da cultura a dar sequência ao processo de mapeamento de iniciativas que servem como modelos para práticas criativas, inclusivas e sustentáveis.
Tutorial Lab Legislativo 2022
Sobre o Processo Legislativo e Sistema Eleitoral Brasileiro.
Construído por Lab Experimental e coletivos do Brasil inteiro, que se mobilizaram pelo #primeirovotoverde para facilitar a imaginação política em 2022.
Metodologia
1. Modelos de organização: dos coletivos à democracia
Trabalhamos a aproximação das pessoas aos diferentes modelos de governança existentes, processos autônomos de reflexão, atuação social e participação popular, diante dos papéis possíveis de atuação enquanto coletivo cultural. #colaborativo
2. Relação com o espaço público
Desenvolvemos uma metodologia de pesquisa de campo para o espaço da comunidade. Esta pesquisa, quando aplicada, promove o mapeamento afetivo desse espaço, com foco na articulação dos parceiros da comunidade local. #espaçopúblico
3. Mídia Livre
Produzimos debates presenciais e online através das rodas de conversa e geração de conteúdo, que sistematizado, compõe um blog colaborativo #midialivre
4. Remixologia
Contextualizamos e praticamos a cultura livre. Estudamos e produzimos processos coletivos e colaborativos. #remix
RODA DE CONVERSA - PRIMAVERA ÁRABE
No dia 28 de janeiro de 2014, recebemos o artista egípcio Shady El Noshokaty, criador da Fundação ASCII de Arte Contemporânea e polêmico curador na Bienal de Veneza em 2011, ano estopim da primavera árabe , para uma conversa aberta sobre Arte, Política e a Primavera Árabe Hoje, na Biblioteca Mário de Andrade, SP.
RODA DE CONVERSA – SARAU COMO POLÍTICA PÚBLICA
Em julho de 2014 com Gil Marçal (SMC), Alê Ferraz (Sarau do Vinil), Derek Padue (UFScar) e Rodrigo Ciríaco (Sarau dos Mesquiteiros)