top of page
oficinas.png

Laboratórios de Imaginação Climática

O ano era 2022. Colamos em escolas e centro culturais e de convivência para trocar ideias sobre clima, desmatamento, aquecimento global, memória e políticas públicas com jovens e adultos do Maranhão e São Paulo.

Como esses temas atravessam nosso cotidiano? Como imaginar um futuro climático saudável? Qual o papel das políticas públicas e tomadores de decisões nesse processo? Memória, voto consciente, organização e arte surgem como parte da solução. 

Foram diversas oficinas em São Paulo, passando por  Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e Instituto Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes, E.E Prof Mauro de Oliveira, Centro de Convivência Interna, E.E. Prof Augusto Ribeiro de Carvalho, Centro Juvenil, Dom Bosco, Cieja Perus, na região oeste da cidade.

No Maranhão as oficinas passaram por C.E. Dr Jackson Lago e IFMA São José de Ribamar

Em parceria com Em parceria com Megafone Ativismo, Condo Cultural, Greenpeace Brasil, Projeto Raízes e Reocupa 

Laboratório de criatividade em Ceilândia - DF

Em 2014 estivemos por 10 dias no espaço Jovem de Expressão, para uma oficina de produção cultural com os jovens moradores da Ceilândia, DF - Brasília. Como resultado das oficinas foi produzido um sarau em praça pública chamado CONEXÃO CEI-SP, que remixava participações presenciais dos artistas locais com participações via skype de artistas de São Paulo

Atriz Roberta Estrela D’Alva, por skype

"É um projeto maravilhoso e conecta gerações, pessoas e conhecimentos sem nenhum custo adicional e tudo de maneira rápida pela internet! É fantástico!" Issa Paz, Rapper paulista que participou do sarau via skype.

Laboratórios na Fábricas de Cultura em SP

oficina06.png

“A Internet como um espaço livre para o aprendizado”. Foram 5 palestras nas Fábricas de Cultura: Brasilândia, Cachoeirinha, Jaçanã, Capão Redondo e Jd. São Luís, fábricas orientadas pela Poiesis. As conversas aconteceram dentro da programação das bibliotecas, onde também tem um laboratório digital.

 

No roteiro do batepapo, passamos pela história da internet, marco civil, LAI, crowdfunding, mídia livre, remixologia e, claro, o facebook (o Facebook era o site mais citado pelos jovens, com 71,9% de aparição nas respostas da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, do Observatório da Imprensa).

oficina05.png
bottom of page